Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4372
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Primavera Árabe: o início da revolução na Tunísia e Egito: uma análise do caminho das ruas de Sidi Bouzid aos principais jornais do mundo
Autor(es)/Inventor(es): Pixinine, Juliana Pazos
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rêgo
Resumo: Analisa a situação política, social e econômica na qual se encontravam a Tunísia e o Egito, para entender como surgiu a insatisfação da população que levou às revoluções iniciadas em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, respectivamente. Depois de feito um histórico da região para que seja possível compreender as causas do início das ações revolucionárias, foi feita uma análise da importância das redes sociais e como as mesmas ajudaram no sucesso destes conflitos para, então, podermos perceber como eles passaram a ganhar espaço nos jornais dos maiores meios de comunicação em massa do mundo, e o foco do trabalho se dá principalmente na cobertura feita pela Al Jazeera e por jornais brasileiros. As pesquisas foram feitas com base em dados de relatórios internacionais da Anistia, Banco Mundial, Organizações das Nações Unidas e demais meios que pudessem propiciar informações claras e objetivas sobre a situação existente nos países estudados. Com este trabalho, pretende-se compreender de que maneira as revoluções tornaram-se possíveis e de grande proporção e como se tornaram assunto de relevância no cenário mundial.
Palavras-chave: Primavera Árabe
Manifestações de rua
Revoluções
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIXININE, Juliana Pazos. Primavera Árabe: o início da revolução na Tunísia e Egito: uma análise do caminho das ruas de Sidi Bouzid aos principais jornais do mundo. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4372
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPixinine.pdf675,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.