Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4385
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Participação da sociedade no Conselho Municipal de Saúde de Nova Iguaçu
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Mayara de Almeida Martins
Orientador: Cruz, Veronica Paulino da
Resumo: Análise do funcionamento do conselho municipal de saúde do município de Nova Iguaçu, considerado um importante mecanismo de participação da sociedade na esfera estatal. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo, cujos membros participam na formulação, execução e fiscalização da política de saúde na instância municipal. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema da participação e ainda uma pesquisa empírica no qual se descreve a composição, atuação, procedimentos adotados e o desempenho do conselho municipal de saúde de Nova Iguaçu. Como fonte para esta pesquisa foram utilizadas entrevistas e também conversas informais com membros do conselho e funcionários de equipamentos da saúde do município. Por meio desta pesquisa foi possível identificar que, apesar do aumento progressivo de legislações que fortalecem e estimulam o funcionamento pleno do conselho municipal de saúde, a participação da sociedade ainda ocorre de forma modesta no município estudado, tendo em vista a forte atuação política da prefeitura local no sentido de controlar, não apenas o recrutamento, mas também a atuação dos representantes.
Palavras-chave: Políticas públicas
Sociedade civil
Previdência social
Saúde pública
Nova Iguaçu (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Mayara de Almeida Martins. Participação da sociedade no Conselho Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAMPereira.pdf424.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.