Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4390
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mergulho no MAR: um estudo reportagem sobre o Museu de Arte do Rio: a relevância sociocultural de um museu temático da cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Luiza Gomes
Advisor: Barbosa, Marialva Carlos
Abstract: Estudo-reportagem, sem pretensões teóricas, cujo objetivo é documentar, por meio de pesquisas, observação presencial, comparações e entrevistas, um novo espaço museal no âmbito cultural carioca: o Museu de Arte do Rio, MAR. Com o aporte de imagens e descrição do objeto, a finalidade é evidenciar as modificações, tanto positivas quanto negativas, que o espaço museológico oferece em seu ambiente local. Para fins de contextualização, é apresentada uma breve concepção de museus na sociedade moderna e contemporânea, culminando na criação do Museu de Arte do Rio. Sendo assim, este trabalho busca analisar o MAR a partir de variados pontos de vista, desde sua gestão interna até a imagem em processo de consolidação na mídia brasileira. Visa, por fim, pensar uma análise crítica e construtiva que possa guiar novos projetos culturais e museológicos com a intenção de contribuir para a sociedade carioca de maneira homogênea e plural em todas as classes sociais.
Keywords: Reportagem
Museu de Arte do Rio
Espaço cultural
Jornalismo cultural
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-May-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAMOS, Luiza Gomes. Mergulho no MAR: um estudo-reportagem sobre o Museu de Arte do Rio: a relevância sociocultural de um museu temático da cidade do Rio de Janeiro. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRamos.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.