Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4391
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop
Author(s)/Inventor(s): Vilella, Túlio Brasil
Advisor: Santini, Rose Marie
Abstract: Observa e explica as mudanças recentes na indústria fonográfica – da produção à promoção de música. As novas tecnologias criaram novos papéis para artistas e distribuidores no mercado, parecendo criar uma via livre para os artistas independentes e forçando a reinvenção das grandes gravadoras. A quebra da dominância da mídia física deflagra a queda em receita do mercado fonográfico e abre espaço para a livre circulação de música na internet através de redes de arquivos. A acessibilidade de conteúdo propicia a emergência de novos formadores de opinião e suas novas redes de influência. A partir de década de 2000, a Internet promete a redenção de bandas independentes em busca de ouvintes ansiosos por novidades. A velocidade da informação online elege e derruba os artistas neófitos em questão de semanas. Novos artistas surgem o tempo inteiro. Estouram com uma música e depois de pouco tempo desaparecem na internet. São substituídos pela próxima novidade. Entretanto, grupos como o LCD Soundsystem, escolhido como estudo de caso desta pesquisa, apontam para uma discussão sobre as mudanças nas lógicas sociais de aparecimento e declínio de ícones da cultura pop na chamada pós-modernidade, cuja geração é marcada por uma obstinação por tendências mas que, ao mesmo tempo, também cria seus próprios cânones.
Keywords: Indústria fonográfica
Gêneros musicais
Mídia digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-May-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VILELLA, Túlio Brasil. Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4391
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TBrasil.pdf806,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.