Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4391
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cultura do hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop
Autor(es)/Inventor(es): Vilella, Túlio Brasil
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Observa e explica as mudanças recentes na indústria fonográfica – da produção à promoção de música. As novas tecnologias criaram novos papéis para artistas e distribuidores no mercado, parecendo criar uma via livre para os artistas independentes e forçando a reinvenção das grandes gravadoras. A quebra da dominância da mídia física deflagra a queda em receita do mercado fonográfico e abre espaço para a livre circulação de música na internet através de redes de arquivos. A acessibilidade de conteúdo propicia a emergência de novos formadores de opinião e suas novas redes de influência. A partir de década de 2000, a Internet promete a redenção de bandas independentes em busca de ouvintes ansiosos por novidades. A velocidade da informação online elege e derruba os artistas neófitos em questão de semanas. Novos artistas surgem o tempo inteiro. Estouram com uma música e depois de pouco tempo desaparecem na internet. São substituídos pela próxima novidade. Entretanto, grupos como o LCD Soundsystem, escolhido como estudo de caso desta pesquisa, apontam para uma discussão sobre as mudanças nas lógicas sociais de aparecimento e declínio de ícones da cultura pop na chamada pós-modernidade, cuja geração é marcada por uma obstinação por tendências mas que, ao mesmo tempo, também cria seus próprios cânones.
Palavras-chave: Indústria fonográfica
Gêneros musicais
Comunicação digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VILELLA, Túlio Brasil. Cultura do Hype: como movimentos musicais efêmeros da década de 2000 criaram novos ícones na cultura pop. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4391
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBrasil.pdf806,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.