Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4395
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Identidade na modernidade e na pós-modernidade
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Rebeca Gehren Moreira de
Tutor: Perelson, Simone
Resumen: Este trabalho visa à tentativa de compreensão das formas de ser e estar no mundo do indivíduo contemporâneo, ou seja, sua identidade. O atual cenário apresenta mudanças intensas, mais que em qualquer outro período da história da sociedade ocidental, mudanças tão radicais que muitos chegam a afirmar o fim dessa história. Diante desse quadro, denominado por muitos como pós-modernidade, busca-se compreender como as identidades estão sendo constituídas, em comparação aos modos de subjetivação modernos, pautados na dialética interior/exterior, verdadeiro/falso. Através de revisão bibliográfica de um grupo de diversos autores, serão abordados alguns fatores influenciadores da identidade pós-moderna, como a compressão espaço-tempo, apontada por David Harvey; a teoria do espetáculo, de Guy Debord, e os fenômenos digitais, como blogs e redes sociais; o conceito de dessublimação repressiva, de Slavoj Zizek; e o advento de uma cultura somática, através do desenvolvimento dos campos da genética e da neurociência. Contrariando análises maniqueístas, cabe pensar em que medida esses processos de mudança ocorrem na sociedade e como é possível, em um mesmo tempo, observar características modernas e pós-modernas em indivíduos que vivem um panorama que não se sabe que fim terá.
Materia: Identidade
Contemporaneidade
Pós-modernidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-may-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALMEIDA, Rebeca Gehren Moreira de . Identidade na modernidade e na pós-modernidade. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RGehre.pdf762.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.