Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4397
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: "Amor à Vida": um marco da representação homossexual nas novelas das oito da Globo
Autor(es)/Inventor(es): Drummond, Lucas Gaulia
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Analisa a representação homossexual na novela “Amor à vida”, de Walcyr Carrasco, exibida pela Rede Globo entre 20 de maio de 2013 e 31 de janeiro de 2014. O sucesso do casal Félix, interpretado por Mateus Solano, e Niko, vivido por Thiago Fragoso, levou à concretização de um grande marco na história da televisão brasileira e do movimeto gay no país – a exibição do primeiro beijo homossexual masculino em uma novela da emissora líder em audiência. A pesquisa discute ainda a relação entre ficção e realidade existente nos folhetins, a partir de uma investigação sobre a trajetória da representação homossexual nas novelas das oito da Globo, ao longo dos quase 50 anos de existência, traçando um paralelo com o crescimento do movimento gay no Brasil. Mesmo que se tratem de histórias de ficção, a busca por referências em personagens e situações da realidade acaba conferindo às novelas um enorme potencial de educar, informar e provocar a reflexão sobre questões da vida cotidiana.
Palavras-chave: Representação de grupos
Diversidade sexual
Homossexuais
Telenovela
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DRUMMOND, Lucas Gaulia. "Amor à Vida": um marco da representação homossexual nas novelas das oito da Globo. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LDrummond.pdf545.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.