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http://hdl.handle.net/11422/4398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Marialva Carlos | - |
dc.contributor.author | Soares, Lucas Altino | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T19:02:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Lucas Altino. Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4398 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tropa de elite (filme) | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.title | Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9819532476888552 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sacramento, Igor Pinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1758813567228605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Maurício da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5097303940062444 | pt_BR |
dc.description.resumo | Demonstra, a partir da contextualização do lançamento de Tropa de Elite, de 2007, em uma cidade assolada pela criminalidade urbana e corrupção, como o discurso do filme teve múltiplas interpretações, se distanciando da concepção original do autor. A obra sofreu algumas transposições: do livro, para a elaboração do roteiro e, então, para o público, teve sua mensagem redefinida, a partir de diversas mediações. Louvado pelo poder de denúncia ou acusado por apologia ao fascismo, o diretor José Padilha viu seu trabalho em meio a debates dissonantes sobre os rumos da segurança pública e a criminalização da pobreza. Demonstra também como o personagem Capitão Nascimento, transformado em herói nacional por parte do público, representa a figura do paladino incorruptível em uma sociedade acostumada com o uso da violência e autoritarismo contra a impunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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