Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4398
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Lucas Altino
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Demonstra, a partir da contextualização do lançamento de Tropa de Elite, de 2007, em uma cidade assolada pela criminalidade urbana e corrupção, como o discurso do filme teve múltiplas interpretações, se distanciando da concepção original do autor. A obra sofreu algumas transposições: do livro, para a elaboração do roteiro e, então, para o público, teve sua mensagem redefinida, a partir de diversas mediações. Louvado pelo poder de denúncia ou acusado por apologia ao fascismo, o diretor José Padilha viu seu trabalho em meio a debates dissonantes sobre os rumos da segurança pública e a criminalização da pobreza. Demonstra também como o personagem Capitão Nascimento, transformado em herói nacional por parte do público, representa a figura do paladino incorruptível em uma sociedade acostumada com o uso da violência e autoritarismo contra a impunidade.
Palavras-chave: Tropa de elite (filme)
Análise do discurso
Análise de conteúdo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Lucas Altino. Reinterpretações de Tropa de Elite: multiplicidade e mediações discursivas. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSoares.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.