Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4402
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Prática indiferenciada, capitalismo contemporâneo e serviço social
Autor(es)/Inventor(es): Murta, Amanda Gonçalves
Orientador: Rodrigues, Mavi Pacheco
Resumo: Discute o Sincretismo da Prática do Serviço Social, seus elementos constituidores e rebatimentos atuais. O Sincretismo foi o fio condutor da profissão desde a sua institucionalização e legitimação no Capitalismo Monopolista até seu processo de Renovação nos anos de 1960. Embora o processo de Renovação do Serviço Social não seja analisado nessa monografia, partimos da hipótese de que a tese da estrutura sincrética profissional permanece atual, uma vez que o Capitalismo Contemporâneo, através das suas medidas anticrise, deflagradas pelo Estado capitalista desde o ano de 1975, não apenas repõe os determinantes sócio-históricos do sincretismo da prática profissional analisados por J. P. Netto; aprofunda também a prática indiferenciada do Serviço Social, em relação às suas protoformas e em relação a outros trabalhadores do social. O presente trabalho pretende ser apenas uma primeira etapa de um estudo crítico sobre as demandas (novas e velhas) postas à profissão no cenário atual e das respostas que a categoria organizada em suas entidades tem dado a essas demandas.
Palavras-chave: Serviço Social
Assistentes sociais
Formação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MURTA, Amanda Gonçalves. Prática indiferenciada, capitalismo contemporâneo e serviço social. 2015. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4402
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGMurta.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.