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dc.contributor.advisorSantini, Rose Marie Santini-
dc.contributor.authorLadeiras, Beatriz Castellões-
dc.date.accessioned2018-08-03T20:03:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2014-12-02-
dc.identifier.citationLADEIRAS, Beatriz Castellões. A diversidade cultural na internet: a Serendipity e os hábitos de consumo de informações online. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4409-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores de buscapt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleA diversidade cultural na internet: a Serendipity e os hábitos de consumo de informações on-linept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552pt_BR
dc.contributor.referee2Vaz, Paulo Roberto Gibaldi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807pt_BR
dc.description.resumoDiscute a relação entre os filtros de personalização em ambientes digitais e seus impactos no processo de busca de informações online. Propomos um olhar crítico sobre a personalização dos serviços de informação na web que podem reforçar visões de mundo, e restringir o potencial que a Internet oferece para a diversidade cultural, ao criar bolhas personalizadas que atualmente são desconhecidas e invisíveis para o usuário comum. Os filtros de informação online modificam as formas de obtenção de notícias, que se tornam cada dia mais individualizadas, gerando impactos na diversidade de acesso aos conteúdos e, consequentemente, determinando as condições de relação do homem com a sociedade. Com o desenvolvimento dos filtros de personalização, o encontro com o novo – ou o inesperado é suprimido, e o comportamento dos usuários diante das tecnologias digitais condiciona as possibilidades de acesso ao desconhecido. As tecnologias de informação e comunicação penetram cada vez mais profundamente na vida cotidiana das pessoas conectando-as à Rede através de computadores, celulares, tablets, televisão, etc. Portanto, com o intuito de contribuir para a ampliação de tal discussão, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto e desenvolvemos uma pesquisa qualitativa junto a alunos de jornalismo a fim de compreender como estes futuros jornalistas lidam com os filtros de personalização online. O objetivo da pesquisa de campo é apontar os usos dos filtros de informação personalizados entre aqueles que produzem conteúdos e notícias, e discutir suas possíveis consequências sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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