Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4409
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A diversidade cultural na internet: a Serendipity e os hábitos de consumo de informações on-line
Autor(es)/Inventor(es): Ladeiras, Beatriz Castellões
Orientador: Santini, Rose Marie Santini
Resumo: Discute a relação entre os filtros de personalização em ambientes digitais e seus impactos no processo de busca de informações online. Propomos um olhar crítico sobre a personalização dos serviços de informação na web que podem reforçar visões de mundo, e restringir o potencial que a Internet oferece para a diversidade cultural, ao criar bolhas personalizadas que atualmente são desconhecidas e invisíveis para o usuário comum. Os filtros de informação online modificam as formas de obtenção de notícias, que se tornam cada dia mais individualizadas, gerando impactos na diversidade de acesso aos conteúdos e, consequentemente, determinando as condições de relação do homem com a sociedade. Com o desenvolvimento dos filtros de personalização, o encontro com o novo – ou o inesperado é suprimido, e o comportamento dos usuários diante das tecnologias digitais condiciona as possibilidades de acesso ao desconhecido. As tecnologias de informação e comunicação penetram cada vez mais profundamente na vida cotidiana das pessoas conectando-as à Rede através de computadores, celulares, tablets, televisão, etc. Portanto, com o intuito de contribuir para a ampliação de tal discussão, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto e desenvolvemos uma pesquisa qualitativa junto a alunos de jornalismo a fim de compreender como estes futuros jornalistas lidam com os filtros de personalização online. O objetivo da pesquisa de campo é apontar os usos dos filtros de informação personalizados entre aqueles que produzem conteúdos e notícias, e discutir suas possíveis consequências sociais.
Palavras-chave: Motores de busca
Acesso à informação
Internet
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LADEIRAS, Beatriz Castellões. A diversidade cultural na internet: a Serendipity e os hábitos de consumo de informações online. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLadeiras.pdf672.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.