Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4418
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Petrografia e geoquímica dos ortognaisses do Complexo Juiz de Fora nas proximidades de Bom Jesus do Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Machado Júnior, Ovídio Gonçalves
Orientador: Mendes, Júlio Cezar
Coorientador: Ludka, Isabel Pereira
Resumo: A área estudada está situada no segmento setentrional da Faixa Ribeira, nos arredores da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro, nas Folhas Topográficas Itaperuna, Guaçuí, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana, (IBGE, escala 1:50.000), perfazendo uma área de aproximadamente 300 Km². O objetivo deste trabalho é caracterizar a evolução geológica pré-cambriana da porção norte do Rio de Janeiro, através do mapeamento geológico da petrografia e geoquímica de rocha, e contribuir aos trabalhos que vem sendo elaborados há décadas por professores do Departamento de Geologia da UFRJ. Foi feito mapeamento geológico na escala de 1:50.000, ao qual foram realizadas descrições megascópicas, análises estruturais e metamórficas, e seções geológicas perpendiculares aos lineamentos estruturais regionais, além de coleta de várias amostras de rocha para análise petrográfica e geoquímica. Afloram na área de estudo: embasamento que inclui ortognaisses migmatíticos paleoproterozóicos do Complexo Juiz de Fora, objeto principal deste trabalho, de composição quartzo-monzodiorítica, quartzo-diorítica, enderbítica a charnockítica verde e cinza, e leucognaisses migmatíticos como cobertura metassedimentar, ambos do Domínio Juiz de Fora correspondentes ao Terreno Ocidental. Os ortognaisses apresentam textura gnáissica, granoblástica e milonítica, além de uma série de diques finos máficos e félsicos, veios de quartzo, pegmatitos, e enclaves de rochas ultramáficas e calcissilicáticas. Neste trabalho foi possível identificar uma complexa variação na composição modal e química dos protólitos dos ortognaisses deste complexo, que incluem granitóides cálcios-alcalinos de arco magmático cordilheirano e de arco de ilhas, e de granitóides com afinidade alcalina típica de ambiente intraplaca. As rochas deste complexo tiveram sua gênese e evolução associada ao evento termotectônico Transamazônico de estruturação paleoproterozóica, que foram reorganizadas em termos estruturais, metamorfisados em médio a alto grau alcançando fácies granulito, e magmáticos no evento termotectônico Brasiliano/Panafricano de idade neoproterozóica/paleozóica.
Palavras-chave: Ortognaisses
Complexo Juiz de Fora
Petrografia
Geoquímica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4418
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO JUNIOR, O.G.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.