Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSardinha, Maura Ribeiro-
dc.contributor.authorBernardes, Laura nina-
dc.date.accessioned2016-06-07T15:08:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:37Z-
dc.date.issued2006-08-30-
dc.identifier.citationBERNARDES, Laura. Guia de viagem das festas populares: sua defesa conceitual. 2006. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/441-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectGuia turísticopt_BR
dc.subjectViagempt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleGuia de viagem das festas populares: sua defesa conceitualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7879003858222571pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Regina Célia Montenegro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5594794149144945pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoPartindo da força econômica e do crescimento da indústria turística, defende-se um conceito ou novo tema para publicação de guias de viagem: o pioneiro Guia de viagem das festas populares. Esta publicação apresenta o calendário nacional de festas, informações sócio-culturais da região, bem como a descrição pormenorizada do festejo, sua tradição e relevância para a identidade do povo. Descreve ainda a infra-estrutura e os serviços básicos existentes em todos os guias de viagem, tais como: hospedagem, alimentação, transporte, compras, pontos turísticos... Para selecionar as festas e manifestações populares incluídas no guia, é feita uma pesquisa sobre o conceito de Cultura Popular e folclore e, além da análise dos outros guias de turismo existentes no mercado, uma revisão de literatura com destaque para: O que é cultura popular, de Antonio Augusto Arantes; O que é Folclore, de Carlos Rodrigues Brandão; O Olhar do Turista – lazer e viagens nas sociedades contemporâneas, de Jonh Urry, Turismo e Comunicação – A indústria da diferença, Jaques A. Wainberg. O objetivo pretendido é a valorização do tema Festa e Cultura Popular como fonte propulsora para o turismo nacional. O crescente interesse dos viajantes brasileiros e estrangeiros em participar de uma experiência turística diferenciada justifica esta publicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LNBernardes.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.