Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/441
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Guia de viagem das festas populares: sua defesa conceitual
Autor(es)/Inventor(es): Bernardes, Laura nina
Orientador: Sardinha, Maura Ribeiro
Resumo: Partindo da força econômica e do crescimento da indústria turística, defende-se um conceito ou novo tema para publicação de guias de viagem: o pioneiro Guia de viagem das festas populares. Esta publicação apresenta o calendário nacional de festas, informações sócio-culturais da região, bem como a descrição pormenorizada do festejo, sua tradição e relevância para a identidade do povo. Descreve ainda a infra-estrutura e os serviços básicos existentes em todos os guias de viagem, tais como: hospedagem, alimentação, transporte, compras, pontos turísticos... Para selecionar as festas e manifestações populares incluídas no guia, é feita uma pesquisa sobre o conceito de Cultura Popular e folclore e, além da análise dos outros guias de turismo existentes no mercado, uma revisão de literatura com destaque para: O que é cultura popular, de Antonio Augusto Arantes; O que é Folclore, de Carlos Rodrigues Brandão; O Olhar do Turista – lazer e viagens nas sociedades contemporâneas, de Jonh Urry, Turismo e Comunicação – A indústria da diferença, Jaques A. Wainberg. O objetivo pretendido é a valorização do tema Festa e Cultura Popular como fonte propulsora para o turismo nacional. O crescente interesse dos viajantes brasileiros e estrangeiros em participar de uma experiência turística diferenciada justifica esta publicação.
Palavras-chave: Produção editorial
Guia turístico
Viagem
Turismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Ago-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BERNARDES, Laura. Guia de viagem das festas populares: sua defesa conceitual. 2006. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNBernardes.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.