Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4430
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Jornalismo literário e mídias digitais: a questão do experimentalismo: do jornalismo Gonzo às reportagens multimídias
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Gisele Motta
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Análise dos conceitos de Jornalismo Literário, New Journalism e Jornalismo Gonzo, usando este último como expoente do experimentalismo e como base para uma relação com as inovações no jornalismo online. Para isso, resgata as definições de Jornalismo Literário e as relações dos jornalistas com a literatura, explicitadas especialmente por Felipe Pena e Cristiane Costa. Analisa, ainda, o New Journalism por meio das concepções de Tom Wolfe. Este trabalho busca atentar para as especificidades da obra de Hunter S. Thompson, criador do Jornalismo Gonzo. O objetivo é mostrar como as inovações propostas pelos new journalists estavam presentes na obra de Thompson de forma particular e radical. Com isso, fazer um paralelo da questão da experimentação no jornalismo online, na busca pelo que acontece hoje nas reportagens ditas como multimídias.
Keywords: Jornalismo literário
Narrativa
Linguagem jornalística
Comunicação digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Gisele Motta. Jornalismo literário e mídias digitais: a questão do experimentalismo: do jornalismo Gonzo às reportagens multimídias. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFerreira.pdf639,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.