Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4430
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo literário e mídias digitais: a questão do experimentalismo: do jornalismo Gonzo às reportagens multimídias
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Gisele Motta
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Análise dos conceitos de Jornalismo Literário, New Journalism e Jornalismo Gonzo, usando este último como expoente do experimentalismo e como base para uma relação com as inovações no jornalismo online. Para isso, resgata as definições de Jornalismo Literário e as relações dos jornalistas com a literatura, explicitadas especialmente por Felipe Pena e Cristiane Costa. Analisa, ainda, o New Journalism por meio das concepções de Tom Wolfe. Este trabalho busca atentar para as especificidades da obra de Hunter S. Thompson, criador do Jornalismo Gonzo. O objetivo é mostrar como as inovações propostas pelos new journalists estavam presentes na obra de Thompson de forma particular e radical. Com isso, fazer um paralelo da questão da experimentação no jornalismo online, na busca pelo que acontece hoje nas reportagens ditas como multimídias.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Narrativa
Linguagem jornalística
Comunicação digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Gisele Motta. Jornalismo literário e mídias digitais: a questão do experimentalismo: do jornalismo Gonzo às reportagens multimídias. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFerreira.pdf639.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.