Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4431
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento mineralógico por difração de raios-X dos sedimentos de fundo do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, Porto Seguro, Bahia
Autor(es)/Inventor(es): Benedicto Junior, Mauro Gussane
Orientador: Seoane, José Carlos Sícoli
Coorientador: Arantes , Renata Carolina M.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise das associações mineralógicas presentes nos sedimentos de fundo do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, Bahia, a partir de 15 pontos de amostragem ao redor do recife. Para tanto, se utilizou da técnica difração de raios-X, onde a interpretação gráfica de cada um dos difratogramas pôde gerar dados de distribuição mineralógica e sua associação.Estes foram comparados aos mapas de tipo de fundo e percentual de areia. Associados estes dois últimos a batimetria do recife, dividiu-se o parque em cinco áreas com predominância mineralógica e de tipo de fundo para cada uma. Foram elas: área noroeste com predomínio de calcita e caolinita, e sedimento e grama; área centro-oeste com predomínio de aragonita e calcita magnesiana, e predomínio de corais; área sudoeste com predomínio de muscovita, caolinita e gibbsita, e sedimentos, grama, corais e algas calcarias; área central com predomínio de calcita magnesiana e aragonita, e corais e macroalgas; área leste com predomínio de quartzo, e algas calcárias.
Palavras-chave: Mapeamento mineralógico
Parque Municipal Marinho do Recife de Fora - Porto Seguro - BA
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Abr-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4431
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENEDICTO JUNIOR, M.G.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.