Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4433
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização da porosidade pelo método 14C-PMMA em veio de quartzo e granitoide associados ao Sistema Hidrotermal de Lavras do Sul/RS
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Camilla Bazzarella Gomes
Orientador: Bongiolo, Everton Marques
Coorientador: Neumann, Reiner
Resumo: Este trabalho é uma aplicação do método 14C-PMMA visando a caracterizar e quantificar a porosidade em amostra de granitoide com injeção de veio de quartzo associado ao Sistema Hidrotermal de Lavras do Sul, RS. Este método, quando integrado às petrografias ótica e eletrônica e a análise digital de imagens, possui a vantagem, em comparação aos outros, de permitir a quantificação e identificação local da porosidade das rochas. Resultados mostram porosidade de 0,8% para a amostra estudada. Valores mais altos de porosidade são atribuídos a minerais secundários e a microfraturas, predominantemente localizados dentro dos limites do halo de alteração do veio (estimado em 3,11 cm), enquanto minerais primários como quartzo e feldspato possuem porosidade muito baixa (0,1-0,3%). As microfraturas associadas ao veio de quartzo respondem pelas maiores porosidades encontradas, geralmente superiores a 4%, atingindo, raramente, valores acima de 10%. Em comparação com estudos de porosidade feitos na mesma área por outros autores em rochas com menor grau de alteração, o valor da porosidade calculada é inferior ao esperado, o que pode ser explicado pelo fato de que o espaço ocupado pelo veio de quartzo, mineral cuja porosidade é praticamente nula, constituía 100% de porosidade à época de cristalização. Desta forma, a porosidade original da rocha, antes da injeção de quartzo, era muito mais alta em relação aos valores calculados neste trabalho.
Palavras-chave: Caracterização da porosidade
Porosidade em granitoides
método 14CPMMA
Sistema Hidrotermal de Lavras do Sul
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4433
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, C.B.G.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.