Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4464
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo metabólico da proteína PDP3 de Saccharomyces cerevisiae, cujo domínio PWWP se assemelha ao do oncogene humano NSD3
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Diego Seixas Gomes de
Orientador: Eleuthério, Elis Cristina Araujo
Coorientador: Rona, Germana Breves
Coorientador: Pinheiro, Anderson de Sá
Resumo: entre as mulheres. A amplificação da região cromossômica 8p11-12 está presente em 15% dos tumores de mama e desempenha um importante papel na patogênese desta doença. O gene WHSC1L1/NSD3 destaca-se como o principal candidato a oncogene líder dessa região. NSD3 sofre um splicing alternativo, resultando em uma isoforma curta (NSD3c), que possui apenas um domínio PWWP, e uma isoforma longa, que possui um domínio com atividade histona metil transferásica. A superexpressão de NSD3c é capaz de transformar células saudáveis em tumorais. O domínio PWWP está envolvido diretamente na interação com histonas e DNA, estando envolvido na regulação transcricional do DNA. Por identidade de sequência, foi identificada a proteína YLR455W/Pdp3 em Saccharomyces cerevisiae, cujo domínio PWWP é similar ao da NSD3c. A Pdp3 faz parte de um complexo de acetilação de histonas envolvido na regulação da transcrição gênica em levedura. O objetivo deste trabalho foi analisar a semelhança metabólica funcional entre a proteína Pdp3 de S. cerevisiae, produto da ORF YLR455W, e a proteína humana NSD3c através do estudo de características fenotípicas como velocidade de crescimento, perfil respiratório/fermentativo e sensibilidade a espécies reativas de oxigênio. A deleção da Pdp3 causou diminuição da taxa de crescimento acompanhada de um aumento do perfil respiratório e maior resistência a espécies reativas de oxigênio. A cepa de levedura deficiente em Pdp3 mas que superexpressa Pdp3 contendo o domínio PWWP mutado (mutação W21A), apresentou taxa de crescimento, níveis de peroxidação lipídica e consumo de glicose semelhantes aos da cepa deletada, sugerindo que tal domínio é essencial para a função metabólica desempenhada pela Pdp3. Por outro lado, a superexpressão da NSD3c aumentou a taxa de proliferação celular, levando a diminuição do metabolismo oxidativo e aumento da sensibilidade a espécies reativas de oxigênio. Um fenótipo similar foi observado para as mutantes que superexpressam Pdp3 selvagem ou a quimera Pdp3 contendo o domínio PWWP da NSD3c humana. Os resultados indicam que as proteínas Pdp3 de levedura e NSD3c de humanos parecem desempenhar funções semelhantes no metabolismo celular. O resultado obtido com a quimera de Pdp3 mostrou que o domínio PWWP de NSD3 humana substitui funcionalmente o domínio PWWP da proteína de levedura.
Palavras-chave: Câncer de mama
Proteína
Saccharomyces Cerevisae
Oncogene humano
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4464
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Seixas Gomes de Almeida - TCC (QAT)-min.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.