Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4500
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A retratação da cidade do Rio na telenovela Lado a Lado.
Autor(es)/Inventor(es): Lazaroni, Amanda Bastos
Orientador: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Resumo: Trata da constituição da cidade do Rio de Janeiro na novela Lado a Lado, escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga, exibida pela Rede Globo de setembro de 2012 a março de 2013, no horário das 18h. A retratação do período histórico da belle époque carioca na mídia é compatível com a função pedagógica e social assumida pela telenovela no Brasil, que é ressaltada no trabalho. O período histórico e o pensamento da elite na virada do século XIX para o XX, que consumia e copiava as culturas britânica e francesa de forma acrítica, são discutidos. Após contextualizar o momento verdadeiro da história, os pontos cruciais do folhetim são analisados: a retratação da mulher e do negro e os elementos brasileiros inseridos na narrativa para que o brasileiro se sinta parte de uma identidade nacional. Lado a Lado foi diferente de outras telenovelas de época, e é isso que este trabalho pretende analisar.
Palavras-chave: Lado a Lado (telenovela)
Identidade nacional
Belle époque
Rio de Janeiro (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LAZARONI, Amanda Bastos. A retratação da cidade do Rio na telenovela Lado a Lado. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4500
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALazaroni.pdf532,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.