Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4500
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A retratação da cidade do Rio na telenovela Lado a Lado.
Autor(es)/Inventor(es): Lazaroni, Amanda Bastos
Tutor: Sodré, Muniz
Resumen: Trata da constituição da cidade do Rio de Janeiro na novela Lado a Lado, escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga, exibida pela Rede Globo de setembro de 2012 a março de 2013, no horário das 18h. A retratação do período histórico da belle époque carioca na mídia é compatível com a função pedagógica e social assumida pela telenovela no Brasil, que é ressaltada no trabalho. O período histórico e o pensamento da elite na virada do século XIX para o XX, que consumia e copiava as culturas britânica e francesa de forma acrítica, são discutidos. Após contextualizar o momento verdadeiro da história, os pontos cruciais do folhetim são analisados: a retratação da mulher e do negro e os elementos brasileiros inseridos na narrativa para que o brasileiro se sinta parte de uma identidade nacional. Lado a Lado foi diferente de outras telenovelas de época, e é isso que este trabalho pretende analisar.
Materia: Lado a Lado (telenovela)
Identidade nacional
Belle époque
Rio de Janeiro (RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LAZARONI, Amanda Bastos. A retratação da cidade do Rio na telenovela Lado a Lado. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALazaroni.pdf532.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.