Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4508
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização e Associação de Litofácies, Palinofácies e Fácies Orgânica na Formação Resende e Taubaté, Sudeste do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Fábio Miranda
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Ramos, Renato Rodriguez Cabral
Resumo: Processos distensivos em resposta a abertura do Atlântico Sul influenciaram a implantação do Sistema de Riftes Cenozóicos do Sudeste do Brasil (SRCSB). Em seu segmento central localizam-se as bacias de Resende e Taubaté, e suas primeiras fases de preenchimento caracterizam-se por fácies rudáceas basais (associados a leques aluviais) que gradam ao topo e lateralmente para fácies fluviais (associados a depósitos entrelaçados) que correspondem à Formação Resende, de idade Eoceno-Oligoceno, composta por conglomerados, arenitos arcoseanos e pelitos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a litofácies, através da confecção de perfis estratigráficos, a palinofácies e fácies orgânica, através da coleta, processamento geoquímico e técnicas de microscopia de onze amostras de pelitos para, finalmente, associá-los. A litofaciologia indica um modelo fluvial entrelaçado predominantemente arenoso, sendo aberta a discussão se, localmente, haveria características anastomosadas pela espessura métrica dos sedimentos finos. A geoquímica orgânica indica ambiente de alta oxidação e energia, com total predominância de fitoclastos e matéria orgânica amorfa subordinada, encontrados em depósitos de planície de inundação, oriundos de vegetação aquática e terreste, sendo estes últimos da erosão das margens e palinodebris. A associação desses estudos indica para os perfis analisados uma localidade mediana no paleosistema fluvial.
Palavras-chave: Bacias de Resende e Taubaté
Formação Resende
Litofácies
Geoquímica orgânica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, F.M.pdf10.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.