Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4511
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fact checking: jornalismo de checagem da política midiatizada
Autor(es)/Inventor(es): Clavery, Elisa Cristina Sá Fortes
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Aborda a propagação de uma atividade que ganha status de novidade a partir da aceleração dos processos de publicação de notícias em plataformas digitais: o exercício do fact-checking, isto é, “checagem de fatos”. O fact-checking é um trabalho realizado, geralmente, por jornalistas, que pretendem comprovar ou refutar, a partir da exposição de dados e análises, a veracidade de discursos de autoridades políticas ou personalidades com relevância na área, como empresários, jornalistas, líderes de movimentos sociais. Além de apresentar a origem do fact-checking e apontar alguns dos exemplos de espaços mais significativos dedicados a essa atividade – como os norte-americanos PolitiFact e FactCheck.org e o argentino Chequeado.com –, este trabalho pretende explorar as possibilidades deste modelo, abordando diferentes métodos e possibilidades de interação com o público, bem como a relevância dessa ferramenta e seus efeitos na política e nos (e)leitores. Para tanto, faz um estudo de caso do fact-checking brasileiro Preto no Branco, pertencente ao jornal O Globo e criado pela jornalista Cristina Tardáguila durante as eleições no país em 2014, e procura entender o motivo da redução da produção do blog após o fim da campanha eleitoral deste mesmo ano.
Palavras-chave: Crônica jornalistica
Fraude eleitoral
Fake News
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CLAVERY, Elisa Cristina Sá Fortes. Fact checking: jornalismo de checagem da política midiatizada. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4511
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EClavery.pdf763,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.