Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNóra, Gabriela-
dc.contributor.authorLima, Carolina de Sousa-
dc.date.accessioned2018-08-16T20:32:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:33Z-
dc.date.issued2015-07-12-
dc.identifier.citationLIMA, Carolina de Sousa. Filtros de personalização no consumo de notícias na internet. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4512-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo de informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
dc.titleFiltros de personalização no consumo de notícias na internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez Júnior, Fernando Ewerton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199pt_BR
dc.contributor.referee2Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.description.resumoAnálise da utilização de ferramentas de personalização no consumo de notícias na internet, analisando as mais populares formas de mediação encontradas no âmbito on-line: os algoritmos de sites como Google, Facebook e Yahoo. Fazendo contraponto entre as mediações de jornalistas humanos e de ferramentas artificiais, o trabalho alerta para o perigo da formação das bolhas de filtro de notícias, que prendem o leitor numa visão limitada de mundo e personalizada, sem espaço para questionamento de pontos de vista. Mostra-se a evolução do webjornalismo e o papel de gatekeeper assumido pelos algoritmos. Por fim, o trabalho apresenta algumas soluções de mediação que combinam o uso de algoritmos com o trabalho de editores humanos na manutenção de uma temporalidade e experiência de cotidiano comuns.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLima.pdf505.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.