Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4512
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Filtros de personalização no consumo de notícias na internet
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Carolina de Sousa
Orientador: Nóra, Gabriela
Resumo: Análise da utilização de ferramentas de personalização no consumo de notícias na internet, analisando as mais populares formas de mediação encontradas no âmbito on-line: os algoritmos de sites como Google, Facebook e Yahoo. Fazendo contraponto entre as mediações de jornalistas humanos e de ferramentas artificiais, o trabalho alerta para o perigo da formação das bolhas de filtro de notícias, que prendem o leitor numa visão limitada de mundo e personalizada, sem espaço para questionamento de pontos de vista. Mostra-se a evolução do webjornalismo e o papel de gatekeeper assumido pelos algoritmos. Por fim, o trabalho apresenta algumas soluções de mediação que combinam o uso de algoritmos com o trabalho de editores humanos na manutenção de uma temporalidade e experiência de cotidiano comuns.
Palavras-chave: Consumo de informação
Internet
Personalização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Carolina de Sousa. Filtros de personalização no consumo de notícias na internet. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLima.pdf505.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.