Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/455
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Literatura infantil surgimento, a formação de leitores e a primeira biblioteca infantil pública do país
Autor(es)/Inventor(es): Bolite, Rebeca Martins
Tutor: Junqueira, Maria Helena
Resumen: O objetivo deste trabalho é estudar a literatura infantil, abordando os aspectos principais de sua produção durante o seu surgimento e a importância do empenho de Cecília Meireles ao fundar a primeira biblioteca infantil do país, no Rio de Janeiro, em 1934. Para compreender literatura infantil, define-se primeiramente a infância e as variações históricas do sentimento de infância na sociedade ocidental. Em seguida, o surgimento da literatura infantil atrelado ao nascimento da classe burguesa e dos Estados absolutistas, no final da Idade Média. Então, as questões relacionadas ao papel do adulto na produção do livro, desde sua concepção até a indicação de títulos por parte de professores, também vão ser analisadas. O trabalho visa a desenvolver o tema do surgimento da literatura infantil no Brasil e os esforços de alguns educadores, profissionais e políticos, tendo como principal líder Cecília Meireles, na década de 1930, para fundar uma biblioteca infantil pública, a primeira do país, no Rio de Janeiro. Metodologicamente pretende-se realizar uma pesquisa histórica, utilizando como material de análise o conjunto de textos que estuda a literatura infantil, tanto do ponto de vista histórico como do político e do social.
Materia: Produção editorial
Literatura infantil
Livro infantil
Cecília Meireles
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-jun-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BOLITE, Rebeca Martins. Literatura infantil: o surgimento, a formação de leitores e a primeira biblioteca infantil pública do país. 2007. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rebeca Bolite final.pdf363.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.