Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/458
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leandro, Anita Matilde Silva | - |
dc.contributor.author | Abreu, Silvia Gabriela Paula Santos Vital | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-10T18:33:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-11 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Silvia Gabriela Paula Santos Vital. O extracampo no cinema: um olhar além do que se vê em Um condenado à morte escapou, de Robert Bresson. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/458 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | O extracampo no cinema: um olhar além do que se vê em um condenado à morte escapou, de Robert Bresson | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5351274699968743 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Capeller, Ivan | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2258303291123908 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho nasce do questionamento do que vem a ser o espaço no cinema: as bordas do quadro delimitam um espaço? Partimos da certeza que o olho da câmera, ao enquadrar, invariavelmente determina a existência de dois espaços: o campo e o extracampo. Nessa perspectiva, e com um interesse particular no espaço extracampo, recorremos ao cinema de Robert Bresson e escolhemos a obra Um condenado à morte escapou (1956) como objeto de análise. O princípio da não redundância entre o visual e o sonoro e a construção do espaço de forma fragmentada, elíptica, econômica, tátil e na sucessão de pedaços de tempo são aspectos da estética bressoniana que guiam a nossa análise na compreensão do extracampo no filme. Resgatamos, então, as concepções de Gilles Deleuze acerca da diferença entre dois tipos de imagem, a imagem-movimento e a imagem-tempo, em questões relativas ao espaço. Recorremos ao filósofo para pensar a imagem, o espaço e as potencialidades da linguagem cinematográfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVIA-ABREU_TCC-FINAL_v2.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.