Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/458
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O extracampo no cinema: um olhar além do que se vê em um condenado à morte escapou, de Robert Bresson
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Silvia Gabriela Paula Santos Vital
Tutor: Leandro, Anita Matilde Silva
Resumen: O trabalho nasce do questionamento do que vem a ser o espaço no cinema: as bordas do quadro delimitam um espaço? Partimos da certeza que o olho da câmera, ao enquadrar, invariavelmente determina a existência de dois espaços: o campo e o extracampo. Nessa perspectiva, e com um interesse particular no espaço extracampo, recorremos ao cinema de Robert Bresson e escolhemos a obra Um condenado à morte escapou (1956) como objeto de análise. O princípio da não redundância entre o visual e o sonoro e a construção do espaço de forma fragmentada, elíptica, econômica, tátil e na sucessão de pedaços de tempo são aspectos da estética bressoniana que guiam a nossa análise na compreensão do extracampo no filme. Resgatamos, então, as concepções de Gilles Deleuze acerca da diferença entre dois tipos de imagem, a imagem-movimento e a imagem-tempo, em questões relativas ao espaço. Recorremos ao filósofo para pensar a imagem, o espaço e as potencialidades da linguagem cinematográfica.
Materia: Cinema
Audiovisual
Linguagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-ago-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ABREU, Silvia Gabriela Paula Santos Vital. O extracampo no cinema: um olhar além do que se vê em Um condenado à morte escapou, de Robert Bresson. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVIA-ABREU_TCC-FINAL_v2.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.