Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4590
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Evolução holocênica da Ilha do Cabo Frio, Arraial do cabo - Rio de Janeiro: aspectos sedimentológicos, petrográficos e geocronológicos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Priscilla Lacerda
Orientador: Castro, João Wagner Alencar
Resumo: Através da compreensão dos aspectos sedimentológicos, petrográficos e geocronológicos do campo de dunas e das rochas de praia (beachrocks), levando em consideração seus processos de formação e suas principais características. O presente trabalho tem como finalidade o entendimento da dinâmica sedimentar no ambiente praial através do estudo da evolução holocênica, na Ilha do Cabo Frio - Arraial do Cabo mais especificamente na praia do Farol. Foram identificados e coletados quatro diferentes níveis de beachrocks, sendo dois níveis submersos e dois níveis emersos. Seis diferentes amostras de material de praia inconsolidados, foram identificados e coletados, sendo três próximos a face da praia junto à linha de preamar média e três pertencentes à formação do campo de dunas escalonares atual. As rochas de praia apresentam uma quantidade de bioclastos (rodophytas e biválvios) superiores a de cristaloclastos (quartzo, feldspatos e biotitas) as maiorias desses cristaloclastos apresentam-se bastante alterados. Os cimentos de calcita encontrados nas amostras fazem parte da mesma fase diagenética, não tendo então uma distinção entre eles. As idades das rochas de praia foram obtidas através do método do radiocarbono (C14) e foi possível relacioná-las com a batimetria dos locais de coleta. Sobre a análise granulométrica dos sedimentos inconsolidados coletados a granulometria varia de fina superior a média superior, onde a maior parte dos sedimentos finos está localizado nas áreas das dunas escalonares e os sedimentos de granulometria média estão na face da praia junto a linha de preamar.
Palavras-chave: Geologia sedimentar
Petrografia
Beachrocks
Ilha do Cabo Frio
Cimentos Carbonáticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, P.L.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.