Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4614
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPossas, Maria Silvia-
dc.contributor.authorHenriques, Ana Carolina Campos-
dc.date.accessioned2018-08-22T20:55:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4614-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectCusto econômicopt_BR
dc.subjectTeorias econômicaspt_BR
dc.subjectComportamento de escolhapt_BR
dc.titleNos limites da teoria neoclassica: uma contribuição da economia comportamental para as políticas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5824221789319580pt_BR
dc.description.resumoA ligação entre racionalidade e o trade off custo-benefício está no cerne da teoria neoclássica, assim como enraizada no senso comum. Um exemplo disto é a presunção de que o pagamento de uma pequena quantia em dinheiro, sob forma de incentivo, aumentaria uma atitude desejada pela população. Empiricamente, a sensação de ser reconhecido socialmente pela mesma atitude pode se mostrar tão eficaz quanto o benefício monetário. Este estudo identifica e busca compreender os fatores inerentes ao comportamento dos agentes econômicos, para além da racionalidade neoclássica. E, assim, identificar possíveis contribuições da Economia Comportamental à implementação de políticas públicas mais eficientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia _ Ana Carolina Henriques (VF) 18.04.pdf785.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.