Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4621
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A verticalização e exclusividade dos arranjos de meios de pagamento brasileiros
Autor(es)/Inventor(es): Mattos, Marco Antonio Bandeira Borges de
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumo: As adquirentes, nome oficial para as empresas de “máquinas de cartão”, nasceram com o intuito de otimizar um serviço que antes era feito pelos bancos. Estes foram os primeiros a distribuir as suas próprias máquinas de cartão e, em 1995, com esse modelo de parceria bancária, chegaram ao Brasil a Visanet aceitando somente a bandeira Visa e a Redecard aceitando somente a bandeira Mastercard. Isso marcava uma verticalização da indústria, uma vez que, era necessário se ter um POS (point of sale), ou “máquina de cartão” da Visanet, para aceitar os cartões da Visa e uma segunda máquina, da Redecard, para aceitar os cartões da Mastercard. Em 2010, o Banco Central do Brasil (BCB), em conjunto com a Secretaria de Direito Econômico (SDE) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), tomaram atitudes para “desverticalizar” esse mercado. Nesse momento a Visanet passou a se chamar Cielo aceitando também a bandeira da Mastercard no seu sistema e a Redecard passou a se chamar Rede, integrando a Visa no seu sistema. Contudo, mesmo com o governo mais atuante no mercado, houveram tentativas para a Cielo e a Rede se manterem como líderes de mercado, como por exemplo a criação da bandeira Elo e a compra da bandeira Hipercard pelo Itaú.
Palavras-chave: Cartão de crédito
Instituições financeiras
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4621
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Marco Antonio Bandeira Borges de Mattos (Revisa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.