Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4646
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Merida e Elsa: as princesas do século XXI |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Júlia da Silveira |
Tutor: | Costa, Cristiane Henriques |
Resumen: | Analisa a representação do ideal de princesa relacionando-o diretamente ao ideal de mulher e mostrar como este se alterou ao longo das décadas, tendo como foco Valente (2012) e Frozen (2013), dois filmes de princesa lançados pelos estúdios de animação Walt Disney. Iniciando com a princesa passiva e frágil à espera de um príncipe encantado em A Branca de Neve, de 1937, chega-se à princesa independente e poderosa, em busca de autoconhecimento e descontruindo padrões em Frozen, de 2013. Passando, claro, por Merida, de Valente, a princesa feminista da Disney Pixar. Esta pesquisa busca mostrar como as novas princesas do estúdio dialogam com o novo papel social da mulher no século XXI, mas também como ainda legitimam alguns padrões hegemônicos de comportamento e beleza. |
Materia: | Mulheres Representação Walt Disney Company |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Unidade de producción: | Escola de Comunicação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 18-jul-2015 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | FERREIRA, Júlia da Silveira. Merida e Elsa: as princesas do século XXI. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFerreira.pdf | 865.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.