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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Espaços de opinião no telejornalismo brasileiro: estudo de caso da apresentadora Rachel Sheherazade
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Mariana Martins
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Discute, por um viés ético, a participação do jornalista na formação da opinião pública, levantando um questionamento a respeito do mito da objetividade. Para isso, procura-se analisar brevemente a história do telejornalismo brasileiro e sua evolução, identificando os espaços de opinião e a mudança do papel do jornalista como âncora e/ou apresentador ao longo das últimas seis décadas. Para exemplificar essa problemática, foram analisados os comentários de cunho opinativo da apresentadora Rachel Sheherazade no telejornal SBT Brasil, do SBT, em dois dias isolados. Os comentários analisados neste trabalho são referentes aos dias quatro de fevereiro de 2014, sobre o linchamento de um suspeito de roubos no Rio de Janeiro, e 27 de março de 2014, quando a apresentadora fala sobre o índice de desemprego no Brasil, no comentário “Quanto pior, melhor”.
Palavras-chave: Telejornalismo
Opinião pública
Sheherazade, Rachel
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Mariana Martins. Espaços de opinião no telejornalismo brasileiro: estudo de caso da apresentadora Rachel Sheherazade. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4658
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