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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Espaços de opinião no telejornalismo brasileiro: estudo de caso da apresentadora Rachel Sheherazade
Author(s)/Inventor(s): Santos, Mariana Martins
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Discute, por um viés ético, a participação do jornalista na formação da opinião pública, levantando um questionamento a respeito do mito da objetividade. Para isso, procura-se analisar brevemente a história do telejornalismo brasileiro e sua evolução, identificando os espaços de opinião e a mudança do papel do jornalista como âncora e/ou apresentador ao longo das últimas seis décadas. Para exemplificar essa problemática, foram analisados os comentários de cunho opinativo da apresentadora Rachel Sheherazade no telejornal SBT Brasil, do SBT, em dois dias isolados. Os comentários analisados neste trabalho são referentes aos dias quatro de fevereiro de 2014, sobre o linchamento de um suspeito de roubos no Rio de Janeiro, e 27 de março de 2014, quando a apresentadora fala sobre o índice de desemprego no Brasil, no comentário “Quanto pior, melhor”.
Keywords: Telejornalismo
Opinião pública
Sheherazade, Rachel
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Mariana Martins. Espaços de opinião no telejornalismo brasileiro: estudo de caso da apresentadora Rachel Sheherazade. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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