Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/467
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Bibliotecário como educador: sua auto-imagem versus a visão do estudante
Author(s)/Inventor(s): Meinel, Leonardo Kalil Demian
Advisor: Souza Filho, Maria das Graças Freitas
Abstract: Com o desenvolvimento da indústria e as constantes inovações tecnológicas, a informação ganha uma importância nunca antes vista na história. Um número cada vez maior de informação está sendo produzido todos os dias nos meios eletrônicos. Abordaremos sobre como lidar com esses caos informacional, como saber o que é importante e o que devemos relevar. O bibliotecário sempre atuou como mediador da informação, por isso, nesse contexto, ele deve estar preparado para atuar frente a esses novos e tão dinâmicos suportes de informação e comunicação. É a partir dessa demanda que nasce uma tendência de aprendizado contínuo, onde os indivíduos têm de se tornar auto-suficientes na busca e avaliação da informação. Surge então uma necessidade por bibliotecários que sejam também educadores, que sejam o elo de ligação entre esse complexo universo informacional e a sociedade. Esse estudo pretende, através de uma pesquisa de campo com estudantes e bibliotecários da UFRJ, investigar se esses profissionais da informação assumiram esse papel de educador, ministrando treinamentos, orientando os usuários de suas bibliotecas e como os universitários percebem esse serviço. Para, desta forma, comparar a imagem apontada por cada grupo. Além de identificar em que estágio se encontra a competência informacional de ambos.
Keywords: Bibliotecário
Usuários de bibliotecas
Competência informacional
Aprender a aprender
Treinamento de usuários
Bibliotecas universitárias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/467
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Leonardo Kalil.pdf168,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.