Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4671
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégia de inovação e o modelo demand-pull: uma análise do caso de redução de açúcar da Coca-cola
Autor(es)/Inventor(es): Lobo, Luana Andrade
Orientador: Ferraz, João Carlos
Resumo: Analisa a estratégia de inovação de redução de açúcar dos produtos do portfólio da empresa Coca-Cola, através de sua substituição por outros meios de adoçamento. Essa análise será feita à luz do modelo demand-pull, visto que a estratégia de inovação em questão parece ter como fator indutor a própria demanda, sendo uma resposta às tendências de saudabilidade e nutrição. Com esse movimento, que traz mudanças significativas em termos dos hábitos alimentares dos consumidores, a indústria de alimentos e bebidas se reposiciona para atender às novas tendências.Para a análise do estudo de caso e de seus resultados para a posição competitiva da CocaCola, utiliza-se o arcabouço conceitual da literatura econômica de corte schumpeteriano sobre inovação. Essa base permite explorar a natureza, a intensidade e os impactos da estratégia de inovação de uma empresa; bem como o papel da demanda enquanto fator indutor; as capacidades necessárias para tal; e a sua interação com a estratégia do negócio. Foi constatado que, no que tange o impacto dessa estratégia de inovação para a posição competitiva da Coca-Cola, a empresa assume na indústria o tema da saudabilidade, amplificando essa tendência e aproximando-se dos consumidores. Além disso, através de produtos mais saudáveis e de novas categorias de bebidas que endereçam outras funcionalidades, a Coca-Cola tenta oferecer propostas de valor diferentes que endereçam um público maior de consumidores, permitindo a exploração de novos mercados.Dessa forma, conclui-se nesse trabalho que a estratégia de inovação em questão relaciona-se ao modelo indutor de inovações demand-pull, colocando as necessidades do consumidor no centro dos objetivos da empresa. Assim, a partir do reconhecimento da tendência de saudabilidade e da construção de capacidades dinâmicas para o desenvolvimento de novos produtos, a empresa se prepara para assegurar sua posição concorrencial no futuro.
Palavras-chave: Inovação
Administração estrategica
Indústria de bebidas
Coca-Cola Company
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4671
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LALobo.pdf896,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.