Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4680
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Custos e benefícios da recuperação ambiental: análise das possibilidades de um psa na mata atlântica brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Mendes, Marcos Pires
Orientador: Young, Carlos Eduardo Frickmann
Resumo: Apresenta uma investigação das possibilidades de realização da recuperação ambiental na Mata Atlântica, a partir de instrumentos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Essa avaliação é feita a partir do dimensionamento dos custos e dos benefícios ambientais associados à recuperação, considerando diferentes cenários de aplicação. São consideradas como instrumento do PSA, as áreas relativas ao déficit ambiental de Reserva Legal e Área de Proteção Permanente do Código Florestal de 2012. O Passivo Ambiental total da Mata Atlântica é de 6,8 milhões de hectares, sendo pouco mais de 4 milhões de hectares de déficit em APP e pouco mais de 2,7 milhões em Reserva Legal. Considerando os custos e de alguns benefícios associados à implementação do PSA para regularização das propriedades em déficit no bioma, foram projetados cenários de aplicação do instrumento. Esses cenários consideraram diferentes priorizações de benefícios, recuperação de todo o Passivo Ambiental, ou destinação de recursos orçamentários da União, pelo Ministério do Meio Ambiente. O custo para se zerar o Passivo Ambiental na Mata Atlântica pela recuperação ambiental varia entre R$ 74,3 bilhões e R$ 171,1 bilhões, considerando um horizonte de 15 anos.
Palavras-chave: Recuperação ambiental
Política ambiental
Serviços ambientais
Déficit
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPMendes.pdf535.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.