Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, José Luis Felício dos Santos de-
dc.contributor.authorNascimento, Ana Beatriz Magalhães do-
dc.date.accessioned2018-08-29T16:19:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:46Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4717-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCapital Intelectualpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleAnálise crítica das ações relacionadas à gestão do capital intelectual por uma empresa de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625pt_BR
dc.description.resumoAnalisa as práticas utilizadas pela área de gestão de pessoas uma empresa de telecomunicações, localizada na cidade do Rio de Janeiro, que visam à promoção de seu capital intelectual (CI) por meio de seu programa de aprendizagem organizacional (AO). A análise do caso foi feita diante do referencial teórico levantado por pesquisa bibliográfica sobre os macroassuntos: gestão do CI e AO. Além disso, foram realizadas pesquisas documentais, de campo e estudo de caso. Os resultados apontam que a empresa utiliza ações de AO deliberadamente para desenvolver as competências essenciais, promover a gestão do conhecimento (GC) e adquirir a capacidade de “aprender a aprender” por meio de incentivo à cultura de aprendizagem. Um ponto identificado neste programa, que poderia ser melhorado, aponta que a Tele-X deve oferecer mais oportunidades para permitir as trocas de conhecimentos tácitos por socialização, como, por exemplo, através das comunidades de prática. Além disso, nota-se que o programa ajuda a construir uma imagem positiva da empresa perante o funcionário, a fim de que ele repasse tal imagem para o mercado. Dessa forma, a empresa busca adquire mais valor, CI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Ana Beatriz M. Nascimento (UFRJ - FACC - ADM 2009) (1).pdf756.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.