Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4747
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A vulnerabilidade externa da economia brasileira no período 1974-1980: uma análise empírica
Autor(es)/Inventor(es): Labre, Leon
Tutor: Bastian, Eduardo Figueiredo
Resumen: Analisa a evolução da vulnerabilidade externa na economia brasileira entre 1974-1980, período que teve como marco o início da implementação do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). Para isso, o estudo utiliza três indicadores sintéticos para analisar as condições de solvência externa – a capacidade de um país em saldar seu passivo externo no longo prazo – e um parâmetro para averiguar as condições de liquidez externa, isto é, se um país possuí reservas cambiais suficientes para quitar seus débitos com prazos de maturação de curto prazo. Os indicadores de solvência externa empregados são: passivo externo líquido sobre exportações de bens e serviços, dívida externa líquida sobre exportações de bens e serviços e deficit de transações correntes sobre exportações de bens e serviços. Já o parâmetro de liquidez externa usado é a dívida externa de curto prazo sobre reservas internacionais. Todos os indicadores sintéticos propostos apresentaram um aumento da vulnerabilidade externa no período em estudo, com a exceção do último parâmetro listado de solvência externa. E mesmo o indicador que apresenta melhora do endividamento externo, apresenta um deficit em conta-corrente elevado no final do ano de 1980.
Materia: Economia brasileira
Contabilidade
Política econômica
Política externa
Plano Nacional de Desenvolvimento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-Leon-Labre-final.pdf592.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.