Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4773
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Evolução das pautas de importações e exportações e desempenho regional no Brasil: uma análise de 2000 a 2014
Autor(es)/Inventor(es): Morais, Helena Rodrigues Fernandes de
Orientador: Busato, Maria Isabel
Resumo: Mapeamento da evolução das pautas exportadora e importadora de cada uma das regiões do Brasil, do ano 2000 até 2014, dividindo tais dados por seus “fatores agregados”, ou seja, produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados. Pode-se observar um aumento da participação de produtos básicos na pauta exportadora em todas as regiões, especialmente na região Norte. Além disso, houve aumento na pauta de importação de produtos manufaturados em todas as regiões no período observado, mostrando que, houve especialização regressiva no período. Além disso, buscou-se analisar se houve relação entre o crescimento econômico e a especialização produtiva dessas regiões. A ideia básica desse argumento é a de que, países especializados em commodities crescem mais rapidamente no ciclo expansivo, o que se verificou para as regiões com maior participação de commodities em suas pautas exportadoras.
Palavras-chave: Exportação
Importação
Politica comercial
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRFMorais.pdf745.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.