Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4774
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Daniel Machado Vivacqua
Orientador: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumo: Análise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.
Palavras-chave: Estética
Linguagem teatral
Criação artística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4774
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCarneiro.pdf423,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.