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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorSilva, Marcus Vinicius Oberlaender-
dc.date.accessioned2018-08-31T18:52:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:21Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4782-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.titleReposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-powerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, com o aumento nas vendas dos carros bi-combustíveis, o que gerou uma maior penetração do álcool na matriz energética, bem como a desregulamentação do setor de combustíveis, possibilitando um aumento do número de distribuidoras, a margem das companhias que atuam neste setor está ameaçada. Em se tratando do mercado de combustíveis brasileiro, onde praticamente não existem concorrentes para a Petrobrás no refino da gasolina, é fato que as demais distribuidoras deste mercado compram quase que toda a gasolina desta. As principais conseqüências disto são as margens de lucro reduzidas e principalmente, a dificuldade de diferenciação dos produtos. Uma das formas para diferenciar-se no setor e ainda, obter margens superiores é através das gasolinas aditivadas. Sendo assim, este trabalho tentou analisar como a empresa Shell Brasil Ltda. busca se diferenciar da concorrência no mercado de Varejo de combustíveis. Através de um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-Power, que passou recentemente por um reposicionamento do produto, analisou-se por que a Shell optou por reposicionar este produto, quais os desafios enfrentados, as mudanças adotadas e as principais oportunidades e ameaças futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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