Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4782
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reposicionamento de produto: um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-power
Author(s)/Inventor(s): Silva, Marcus Vinicius Oberlaender
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Nos últimos anos, com o aumento nas vendas dos carros bi-combustíveis, o que gerou uma maior penetração do álcool na matriz energética, bem como a desregulamentação do setor de combustíveis, possibilitando um aumento do número de distribuidoras, a margem das companhias que atuam neste setor está ameaçada. Em se tratando do mercado de combustíveis brasileiro, onde praticamente não existem concorrentes para a Petrobrás no refino da gasolina, é fato que as demais distribuidoras deste mercado compram quase que toda a gasolina desta. As principais conseqüências disto são as margens de lucro reduzidas e principalmente, a dificuldade de diferenciação dos produtos. Uma das formas para diferenciar-se no setor e ainda, obter margens superiores é através das gasolinas aditivadas. Sendo assim, este trabalho tentou analisar como a empresa Shell Brasil Ltda. busca se diferenciar da concorrência no mercado de Varejo de combustíveis. Através de um estudo de caso da gasolina aditivada nova Shell V-Power, que passou recentemente por um reposicionamento do produto, analisou-se por que a Shell optou por reposicionar este produto, quais os desafios enfrentados, as mudanças adotadas e as principais oportunidades e ameaças futuras.
Keywords: Combustíveis
Gasolina
Propaganda
Campanhas publicitárias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONO Completa 30-jun.pdf392.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.