Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/478
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A produção editorial dos guias de viagem: uma análise das publicações sobre o Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Pimentel, Rita de Cássia Gonçalves da Silva
Orientador: Silva, Neilton
Resumo: Turismo é uma das mais pujantes indústrias mundiais, influenciando decisivamente na economia de diversos países. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte, da cultura do ócio e a popularização mundial das viagens de lazer, a publicação de guias de viagem têm tido considerável crescimento, entretanto, nesta Escola de Comunicação, pouco se estuda acerca destas publicações. Inicialmente, é traçado um panorama da atividade turística mundial e do mercado editorial dos guias de viagens estrangeiros e nacionais, bem como são identificadas e selecionadas algumas publicações. Então é analisada a natureza editorial destes guias como veículos de informação. Para delimitar o campo de estudo, são examinados apenas os guias de viagem sobre o Brasil. Levando-se em consideração o grande potencial turístico do País, investigam-se publicações para determinar se os guias valorizam suas belezas, suas características únicas e se fornecem informações verdadeiramente interessantes, reais e úteis aos turistas. Neste trabalho de conclusão de curso, o objeto de estudo é o guia de viagens como veículo de informação. O objetivo principal é estudar este tipo de publicação como gênero editorial. A justificativa é ser este um dos gêneros editoriais que mais cresce e que, no entanto, recebe pouco estudo, merecendo ser analisado.
Palavras-chave: Produção editorial
Guia turístico
Turismo
Viagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIMENTEL, Rita de Cássia Gonçalves da Silva. A produção editorial de guias de viagem: uma análise das publicações sobre o Brasil. 2008. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cassia.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.