Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4796
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Becker, Beatriz | - |
dc.contributor.author | Weglinski, Thor | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-31T20:31:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-16 | - |
dc.identifier.citation | WEGLINSKI, Thor. Webdocumentário: uma linguagem criativa na formação dos estudantes de comunicação. 2014. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4796 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Linguagem jornalística | pt_BR |
dc.title | Webdocumentário: uma linguagem criativa na formação dos estudantes de comunicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8258642980119870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Paulo César | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Paulo | - |
dc.description.resumo | Os avanços na tecnologia digital e o advento da internet possibilitaram o surgimento de narrativas inovadoras nos meios de comunicação e de novos gêneros e subgêneros dos discursos midiáticos como as narrativas jornalísticas multimídia e os webdocumentários. Estes formatos e conteúdos inventivos são exemplos de transformações nos usos de linguagens e suportes nos veículos midiáticos marcados por uma pluralidade de vozes, pela interatividade, pela diversidade de combinação de códigos audiovisuais e de interconexões entre textos verbais e não verbais e por uma expressiva capacidade de armazenamento de dados. Essas narrativas tendem a não preservar apenas os valores hegemônicos, contribuindo para representações mais democráticas de acontecimentos e fenômenos culturais. Este trabalho consiste em uma análise das principais características do webdocumentário. Propõe uma reflexão crítica sobre a importância do aprendizado dessa linguagem criativa, original e complexa na formação dos alunos de Comunicação, por meio de um estudo empírico do webdocumentário (Des)Ocupações, produzido pelo TJ UFRJ (http://www.tj.ufrj.br/), laboratório da ECO-UFRJ que participo desde abril de 2012. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TWeglinski.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.