Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4796
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Webdocumentário: uma linguagem criativa na formação dos estudantes de comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Weglinski, Thor
Orientador: Becker, Beatriz
Resumo: Os avanços na tecnologia digital e o advento da internet possibilitaram o surgimento de narrativas inovadoras nos meios de comunicação e de novos gêneros e subgêneros dos discursos midiáticos como as narrativas jornalísticas multimídia e os webdocumentários. Estes formatos e conteúdos inventivos são exemplos de transformações nos usos de linguagens e suportes nos veículos midiáticos marcados por uma pluralidade de vozes, pela interatividade, pela diversidade de combinação de códigos audiovisuais e de interconexões entre textos verbais e não verbais e por uma expressiva capacidade de armazenamento de dados. Essas narrativas tendem a não preservar apenas os valores hegemônicos, contribuindo para representações mais democráticas de acontecimentos e fenômenos culturais. Este trabalho consiste em uma análise das principais características do webdocumentário. Propõe uma reflexão crítica sobre a importância do aprendizado dessa linguagem criativa, original e complexa na formação dos alunos de Comunicação, por meio de um estudo empírico do webdocumentário (Des)Ocupações, produzido pelo TJ UFRJ (http://www.tj.ufrj.br/), laboratório da ECO-UFRJ que participo desde abril de 2012.
Palavras-chave: Documentário
Web 2.0
Narrativa
Linguagem jornalística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WEGLINSKI, Thor. Webdocumentário: uma linguagem criativa na formação dos estudantes de comunicação. 2014. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TWeglinski.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.