Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4809
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desinvestimento da Petrobras no segmento de gás natural
Autor(es)/Inventor(es): Cavalini, Thainá Nunes
Orientador: Ferraro, Marcelo Colomer
Resumo: Analisa a participação da Petrobrás na indústria de gás natural e as implicações de seu recente movimento de alienação de ativos. A indústria do gás natural é caracterizada como uma indústria de rede, os segmentos precisam estar interligados para segurança do abastecimento, gerando complexidade pela especificação dos ativos. No Brasil, o setor é controlado majoritariamente pela Petrobrás, que integraliza verticalmente a cadeia de produção. A partir do tardio desenvolvimento do mercado brasileiro de gás natural e o crescimento de sua relevância para a segurança energética nacional, a saída da Petrobras do mercado tem impactos expressivos na configuração do mercado, alterando as relações econômicas e regulatórias de toda a indústria. A partir da leitura de estudos aprofundados sobre o tema, busca-se fazer uma análise das características que condicionam a complexidade da introdução de competição na indústria, cujo monopólio pertence à Petrobrás.
Palavras-chave: Gás natural
Regulação
Petrobras
Investimentos
Custo de transação
Consumo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desinvestimento da Petrobras no segmento de gás natural - Thainá Cavalini.pdf622.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.