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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Luiz Sousa da-
dc.date.accessioned2018-09-03T21:34:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:13Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4826-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebol Clube Barcelonapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectGestão de Marketingpt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleGestão do marketing em times de futebol – um estudo de caso do Futebol Clube Barcelonapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoO Futebol Clube Barcelona é um clube espanhol da cidade de Barcelona (Catalunha ). Também é conhecido como Barcelona ou ainda pelo acrônimo FCB. Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Market concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas. O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o composto da Liga dos Campeões , da Copa do Rei da Espanha e da La Liga . O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta. E o clube viu sua marca dobrar de valorização nos últimos anos, quando o clube adotou uma postura profissional e iniciou uma série de mudanças que possibilitaram ações estratégicas de marketing que visavam aumentar o poder da marca, fidelizar os torcedores, valorizar as dependências e as ações do clube, e aumentar receita. Com as diversas ações de marketing, o FC Barcelona virou um modelo de sucesso tanto para empresas quanto para clubes ao redor do mundo. O objetivo do trabalho é justamente compreender as principais ações e o modelo de gestão de marketing de um clube – O Futebol Clube Barcelona - reconhecido como exemplo pela sua forma de administração, comparando-o com os principais clubes brasileiros, visando a sugerir mudanças no seu modelo de gestão de marketing.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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