Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4836
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estimativa de permeabilidade a partir de perfis geofísicos de poços no Campo de Namorado - Bacia de Campos - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Janaina Andrade de
Tutor: Soares, José Agnelo
Resumen: A permeabilidade é um parâmetro muito importante na avaliação de reservatório de petróleo. Ela depende de vários fatores e pode ser calculada por diferentes métodos. No entanto, sua avaliação quantitativa, através de dados de perfis geofísicos de poços, é bastante complexa. Este trabalho consiste em estimar a permeabilidade do campo petrolífero de Namorado situado na Bacia de Campos, utilizando dados de perfis geofísicos de poços. Foram aplicados três métodos diferentes; sendo assim, o trabalho está dividido em três etapas. Na primeira etapa foi usado um método estatístico de regressão não linear; na segunda etapa foi aplicada uma fórmula empírica conhecida como equação de Cozeny-Karman; e na terceira etapa foi usado uma expressão proposta por Jun et al. (2000). Nas três etapas foram elaborados gráficos que comparam as permeabilidades obtidas através dos perfis geofísicos com as permeabilidades medidas em laboratório, e os resultados obtidos refletem a dificuldade de se estimar a permeabilidade a partir de perfis.
Materia: Permeabilidade
Campo de Namorado
Bacia de Campos
Perfis Geofísicos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, J.A.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.