Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4837
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As variantes do capital mínimo requerido em meio aos fatores envolvidos na preservação da solvência no mercado segurador a partir do ano de 2014
Autor(es)/Inventor(es): Scappini, Giulia Fortes
Orientador: Rocha, Nei Carlos dos Santos
Resumo: Frente à ocorrência de desastres financeiros na década de 90, surgiu o Novo Acordo da Basiléia, também denominado Basiléia II. Este introduziu o conceito conhecido como risk-based capital, isto é, a necessidade de um capital mais sensível a risco. Paralelamente, no setor de seguros, discutiu-se a substituição da Solvência I pela Solvência II, projeto este calcado nos mesmo pilares e conceitos que a Basiléia II. Seguindo a tendência mundial, o órgão regulador do mercado segurador brasileiro também introduziu mudanças significativas nas regras de solvência. A alteração principal foi a incorporação da indispensabilidade dos capitais adicionais de risco de subscrição, de crédito, operacional e de mercado, sendo este último ainda não regularizado. Também foram alteradas as Resoluções referentes aos limites de retenção, às provisões técnicas e seus ativos garantidores. Atenta-se, portanto, a preocupação adquirida pelo mercado segurador em garantir o nível de solvência das sociedades supervisionadas, a fim de assegurar uma imagem de confiança perante os segurados e, consequentemente, o mercado global. O objetivo do presente projeto é, então, apresentar os fatores envolvidos na preservação da solvência do mercado segurador, dando foco às novas regras de capital mínimo requerido.
Palavras-chave: Mercado de capitais
Seguros
Risco
Métodos estatísticos
Assunto CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Departamento: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4837
Aparece nas coleções:Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Variantes do Capital Mínimo Requerido -min (1).pdf416,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.